CONTRA O PLÁGIO (II)

CONTRA O PLÁGIO (II)
– André L. Soares – 03.01.2009 –
.
Quando se fala em plágio – crime que cresce de modo assustador na blogosfera brasileira –, custo a crer que haja mesmo alguém capaz de cometer tamanha insanidade. Explico: basicamente, todo criminoso tenta, ao máximo, desvincular sua pessoa do ato ilícito.
.
Assassinos profissionais usam silenciadores, luvas, máscaras, agem à noite e, em geral, tentam se livrar da arma do crime. Ladrões também escondem o rosto, disfarçam-se, fazem uso de apelidos provisórios e gírias, escondem o produto do roubo por algum tempo, depois fogem para longe.

..
Mafiosos – tipos mais requintados de criminosos – constroem ‘capas’ de dignidade por meio de seus negócios lícitos; bem como utilizam documentos falsos e, ainda, contratam ‘laranjas’; tudo para tornar mais difícil relacioná-los às atividades escusas.
.
Nos morros cariocas, os traficantes se protegem com máscaras, entocam-se em favelas de difícil acesso e, quando a coisa aperta mesmo, fogem para outro Estado.
.
E assim por diante,… todos os criminosos procuram, das mais variadas formas possíveis, não deixar vestígios da violação da lei.
.
Só o plagiador não.
.
O plagiador é o mais imbecil dos criminosos, pois é o único que, em um misto de vaidade e ignorância, acrescenta – orgulhoso – seu nome ao ‘bem’ indevidamente apropriado. Enquanto todos querem distância da prova do crime, o plagiador, em atitude mais-que-doentia, une-se nominalmente à ‘res furtiva’.
.
Isso talvez explique a razão primeira do plágio: o plagiador é dotado de estupidez, mediocridade e pobreza de espírito tão inimagináveis, que, de fato, jamais poderia produzir texto de próprio punho e, também, não teria sensibilidade alguma para ‘clicar’ ao menos uma fotografia original.
.
Contudo, se não tem capacidade e sensibilidade para ser original, que vá, então, fazer qualquer outra coisa, contanto que deixe a blogosfera livre para quem possui coragem de se expor às críticas (nem sempre favoráveis), ética para respeitar o trabalho alheio e, obviamente, algum resquício mínimo de talento.
.
Chega de plágio! Basta!
.
.
.

Leia também:
Alma de Poesia /Gritos Verticais /Natureza Poética /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos

, , , , , ,

  1. #1 por romy em 3 fevereiro, 2009 - 6:45 pm

    É um absurdo mesmo, como vc mesmo comenta se não tem talento procure outra coisa para fazer. Todos nós temos algum talento que mesmo não saibamos reconheçe-lo de imediato, uma hora ele aflora. Mais roubar idéias dos outros não. NÃO MESMO.
    abraço,
    Romy.

  2. #2 por Ricardo em 3 fevereiro, 2009 - 7:36 pm

    É muito triste isto , mas vemos plagiadores na blogsfera e fora dela também .O plágio é um atestado de incompetência.

    Abraços

  3. #3 por Márcio em 5 fevereiro, 2009 - 12:37 pm

    Olha é realmente constrangedor você chegar a um lugar sendo ele na internet ou em qualquer outro lugar e ver sua obra exibida com os créditos indevidamente para uma pessoa mesquinha e sem caráter, porque é isso que é um plagiador interessado nos interesses dele mesmo e sem contar que é indesejável uma pessoa assim inaceitável…

  4. #4 por agrj em 10 fevereiro, 2009 - 8:50 am

    Olá a todos,

    segue mais um post a respeito do descaso com a educação aqui no Brasil. Veja o que acha e comente!!!

    e desculpe minha indignação!!!

    http://agrj.wordpress.com/2009/02/10/o-contra-senso-da-educacao-em-sao-paulo/

    []s

    Dinho

  5. #5 por Infinitoazul em 13 fevereiro, 2009 - 12:13 am

    olá parceiro, tdo bem? somos parceiro a um bom tempo, o meu blog é o Jotablog.com e gostaria de saber se podemos ser parceiros em outros dois blogs meus o infinitoazul.com e aueblog.com

    abraços.

  1. CONTRA O PLÁGIO (II) : fotografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: