Oi ESTÁ COBRANDO ATÉ POR CHAMADA NÃO ATENDIDA

Oi ESTÁ COBRANDO ATÉ POR CHAMADA NÃO ATENDIDA
– André L. Soares – 20.12.2008 –
.
Atenção: se você é cliente da Oi, verifique minuciosamente sua conta telefônica, pois essa operadora está cobrando até por chamadas não atendidas. E como descobri isso?
Tenho muitos parentes e amigos em Brasília. Para alguns deles ligo com constância. Em novembro, liguei diversas vezes para um mesmo casal de amigos. Em nenhuma dessas oportunidades tive a sorte de ser atendido. Dias depois fiquei sabendo, por meio de outro amigo, que o casal viajando. No entanto, na segunda semana de dezembro, ao receber a conta do meu Oi-fixo, a surpresa: as dez ligações – não atendidas – que fiz para o casal constavam na folha de cobrança ao preço de R$0,23 (vinte e três centavos) cada. Havia, ainda, uma ligação que fiz para o aparelho celular do mesmo casal – também não atendida –, tarifada a R$0,63 (sessenta e três centavos).
Liguei para a Oi. Perguntei se agora estavam tarifando as ligações não completadas. A atendente me garantiu que não. Disse estar abrindo minha conta em seu terminal. Conferiu comigo cada uma das ligações e, anotando os itens dos quais discordei, afirmou ter registrado ocorrência. Segundo ela, poderia mesmo ser ‘erro do sistema’. Garantiu-me que, após análise criteriosa, enviaria nova conta. A prontidão com que fui atendido me fez pensar que não fui o primeiro a reclamar.
Contudo, se foi mesmo erro de sistema, por que foi em favor da operadora? Por que o sistema, ao errar, não deixou de registrar os diversos interurbanos demorados que fiz? Será que esses sistemas são desenvolvidos em Las Vegas, onde a ‘casa’ sempre ganha?

O leitor deve estar pensando: ‘– Esse Lobodomar é um miserável. Fazendo alarde por conta de R$ 2,93’. Mas não se trata disso. Não cabe discutir o montante. Mas sim o fato de ser tarifação indevida. E aí não importa o valor. Até porque, no meu caso foram apenas R$2,93. Mas pode ser que no caso de outras pessoas seja muito mais.
Imagine uma empresa de médio porte: quantas vezes, ao dia, faz ligações que não se completam? E que história é essa de tarifar o serviço não realizado? Ora, grandes empresas têm seus sistemas vistoriados o tempo todo. Já trabalhei na Skol-Brasília, onde o desempenho do sistema era acompanhado em tempo integral. Não creio que em em uma companhia telefônica seja diferente.
Mas coisas desse tipo não são novas. Quem trabalha – ou já trabalhou – em banco sabe que, periodicamente, todas as contas correntes são subtraídas de seus centavos, os quais são desviados para a conta apelidada de ‘vala’. De centavo em centavo, esse mecanismo arrecada milhões. E quem sabe dizer o que é feito disso?
O que sei é que grandes empresas fazem estatística de tudo. Talvez a Oi tenha descoberto algum valor, provavelmente na casa dos centavos, que, quando cobrado indevidamente o volume de reclamações seja mínimo.
Porém, quantos clientes a Oi possui? Alguém sabe dizer? Quanto lucraria se cobrasse, em média, R$2,00 indevidamente de cada cliente? E mais: ao perceber o erro, a empresa tem a decência de devolver os centavos cobrados indevidamente de cada cliente? Será que devolve apenas de quem reclama, abocanhando o restante?

Pois digo: reclamei na Anatel, que informou não poder fazer nada até que chegasse a nova conta. Hoje, contudo, recebi ligação da Oi afirmando que, de acordo com seu sistema, todas as ligações foram atendidas e que, diante disso, nada mais poderia se feito.
Tudo bem. Essa era mesmo a resposta esperada. Na forma unilateral como é hoje a telefonia, se eles dizem que você consumiu quantia ‘x’, não há como contestar. Mesmo quando se tem plena consciência de estar certo.
Dessa forma fica fácil comprar a Telecom. Aliás, por esses métodos inescrupulosos, a Oi poderá, no curto prazo, comprar até a Shell. Tudo, obviamente, com o sacrifício do consumidor.
Finalizo essa postagem sugerindo, aos amigos internautas que forem clientes da Oi, que verifiquem suas contas telefônicas. Tentem, por favor, identificar valores – possivelmente na casa dos centavos – que apontem cobrança indevida. Não é tão fácil perceber, pois não se pode, quase um mês depois, lembrar de todas as ligações não atendidas. Eu mesmo percebi por acaso.
Quem identificar algo e quiser dar um ‘feedback’, agradeço. Gostaria de saber se sou o único. Porque aí vou me considerar um sortudo: aquele que, entre milhões, o sistema da Oi escolheu para lesar, ainda que minimamente.
No entanto, caso haja mais pessoas subtraídas em seus centavos, aí, quem sabe, poderemos discutir o tema novamente, sob outro ponto de vista: o da má-fé empresarial.
A Oi está se transformando no ‘tubarão’ da telefonia brasileira. E se o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em nada impede as compras e fusões que concorrem para a formação de monopólios (ainda que, por enquanto, somente em nível estadual), quem mais pode fazer? Minha postura, porém, será trocar os serviços da Oi, pelos de outra operadora qualquer, na primeira oportunidade; rezando para não cair em esparrela maior.
Esse é o Brasil. E ainda há quem acredite em responsabilidade social da empresa.
.
.
Favorite em:
Del.icio.usTechnoratiDiggSimpy

, , , , ,

  1. #1 por paulo araujo em 21 dezembro, 2008 - 9:10 am

    obrigado pela informação, vou chegar a minha conta hoje mesmo.

  2. #2 por Claudio P. Vieira em 21 dezembro, 2008 - 4:20 pm

    É por causa dessas coisas que hoje tenho NetFone e Virtua no lugar de Velox e o antigo telefone da Telemar.
    Meu celular é da Claro, e não posso dizer que esteja insatisfeito, mas para falar a verdade, ando muito afim de jogá-lo fora e nunca mais ter um trem desses… Não vai demorar muito para eu fazer isso.
    Abs

  3. #3 por Victor S. Gomez em 21 dezembro, 2008 - 5:30 pm

    Sai da Oi celular já a algum tempo e não pretendo voltar mais. Abraços

  4. #4 por funcionariadomes em 21 dezembro, 2008 - 6:21 pm

    Olá! Antes de ler seu post achei que isso só acontecia comigo. Tenho celular da Oi de cartão há 2 meses, e há cerca de 1 semana comecei a notar que, a cada ligação que fazia e não era atendida, em seguida recebia uma mensagem informando que tinha gasto R$0,62 na ligação. Como estas mensagens informando o crédito restante nem sempre chegam imediatamente após o fim da ligação, achei que pudesse ser alguma mensagem atrasada sobre alguma ligação realizada. Mas ontem eu notei que a mensagem de R$0,62 chega imediamente após a ligação cair sem ser atendida. Pode parecer pouco, mas se contabilizarmos o número de clientes da Oi que estejam sendo tarifados indevidamente, com certeza a empresa acumula um montante fabuloso por um serviço NÃO prestado. Não tem jeito, eles sempre arrumam alguma maneira de nos explorar!

  5. #5 por joao guilherme em 21 dezembro, 2008 - 7:47 pm

    Eu estou começando a ficar preocupado. Não sou usuário da OI e jà estou com medo de ter que pagar contas por não utilizar os serviços da empresa.

  6. #6 por Rita em 21 dezembro, 2008 - 10:27 pm

    Nossa! Mais essa agora é?
    Vou até conferir as ligações cobradas em minha conta.
    Nunca erram para nos favorecer né. Um absurdo isso!

    Boca no mundo com toda razão meu querido!

    Beijussssssssss

  7. #7 por Donizete em 24 dezembro, 2008 - 3:40 pm

    Feliz natal meu amigo que o menino Jesus esteja em seu lar neste dia. Que em 2009 possamos estreitar ainda mais nossos laços de amizade.

    Donizete

  8. #8 por Eduardo em 2 janeiro, 2009 - 9:00 pm

    Em dezembro recei uma conta de 744 reais da Oi, sendo que nunca passamos de 200 aqui em casa. Isso mesmo, 744 reais!!! Já reclamei com a empresa que disse q eu estou errado. Hj liguei e pedi revisão da análise deles.
    A não ser que o Procon ou a Anatel me ajudem, já tô vendo o final dessa história…
    FUJAM DA OI !!!!

  9. #9 por Andre leite em 3 janeiro, 2009 - 12:55 pm

    eu mandarai fuzilar os mandatarios da empresa. ladrao bom é ladrao morto – isto é roubo. abraços

  10. #10 por Wanda Drummond em 5 janeiro, 2009 - 6:05 pm

    Prezado André.
    Você tem toda razão. Não atendo ligações a cobrar em hipótese alguma por já ter recebido ligações chantagistas de presídios. Na minha conta de dezembro do oi fixo, recebi a cobrança indevida de chamadas a cobrar. Reclamei e a atendente disse que verificaria e não retornou. Acabei de receber a conta com vencimento em janeiro com cobrança indevida de outras ligações que não atendi. Estou indignada ,me sentindo lesada e encurralada pelos ladrões dos presídios e pelos que nunca irão para lá.

  11. #11 por Geraldo em 7 janeiro, 2009 - 9:32 am

    No meu OI também acontece de sempre debitar o valor mesmo que não atendam.

  12. #12 por mauro lopes em 8 janeiro, 2009 - 11:10 am

    Com meu celular está acontecendo a mesma coisa que o descrito acima por joão guilherme.
    Para piorar, hoje pela manhã, quando liguei o aparelho, istomesmo,ao ligar o aparelho, em seguida
    veio a mensagem de que havia gasto 0,67 pela ligação e que meu saldo era de 2,99(estou conseguindo fazer milagres, pois oceluar estava desligado até aquele momento)
    Isto é roubo!!!!!!!!!!!!

  13. #13 por rogerio 100 em 23 fevereiro, 2009 - 4:00 am

    isso acontece comigo a + de 1 ano liguei p/ la ela disse q tudo tava certo
    eo consumidor errado isso é um assalto a mão desarmada q lei é essa so beneficia quem tem dinheiro….

  14. #14 por Daniel Ferber em 2 março, 2009 - 12:22 pm

    O mesmo acontece comigo. Aleatóriamente, sou cobrado por ligações não atendidas. Na primeira vez, a Oi devolveu o dinheiro da ligação. Nas demais vezes, alegou que seu sistema é infalível e portanto eu deveria pagar sem reclamar.

  15. #15 por ,Monique Betini em 15 março, 2009 - 9:25 pm

    Já estava desconfiada que isso acontecia, pois sempre vi diversas ligações de 30 segundos cobradas em minha conta. Realmente as vezes a ligação é rápida e dura menos que isso, não acho errado que cobrem,,AGORA eles também colocaram como ligacoes de 30 segundos AQUELAS QUE NÃO FORAM ATENDIDAS, isso é um absurdo.. contestei a conta e recebi uma negativa por parte deles, alegando que isso é impossível..IMPOSSÌVEL??? e a tecnologia pra que serve?? IMPOSSÍVEL é eu lembrar no final do mês quais foram atendidas e quais não foram…. Liguei pra lá , pedindo, então o cancelamneto do meu plano, pediram 48 horas e não cancelaram, liguei novamnete e informaram que o setor não atende,!!! UM ABSURDO… não posso passar o dia inteiro ligando…

  16. #16 por zoot em 8 abril, 2009 - 8:29 pm

    EU ODEIO ESSA EMPRESA. ELA NÃO COBRA POR SERVIÇOS, MAS ASSALTA COM SEUS SERVIÇOS. A TELEFONIA NO BRASIL É A MAIS CARA DO MUNDO FORA AS MUTRETAS NAS CONTAS, ONDE SÓ GANHA A OPERADORA! DESGRAÇADOS!!!!!!!!!!

  17. #17 por Adalberto em 15 abril, 2009 - 5:41 pm

    Ahhhhhhhhh…só pra lembrar os queridos amigos e leitores, vcs sabem que é um dos donos da Oi Telefonia??? Tcham…tcham…tcham….alguem sabe? Nada mais, nada menos do que o senhor ilustrissimo Luis Inácio Lula da Silva alguem conhece???????? kkkkkkkkkkkkkkkkkk…pensa bem o pai um burro natu, e o filho um jovem milionário. Deve ser por isso que a Oi é mais uma porcaria de operadora.

  18. #18 por Daniela Figueiroa em 7 maio, 2009 - 3:55 pm

    Comigo aconteceu já duas vezes, ocorre que na operadora CLARO, onde obtive a mesma resposta 02 vezes. Nessa segunda vez ainda está em analise, e, apesar do pouco valor (R$ 5,00 na primeira e R$ 17,00 na segunda) cobrados por ligações que não foram completadas irei ingressar em Juízo para compelir essa atitude da Empresa.
    A resposta que recebi foi a mesma que você, eles estão cobrando pelo “toque”

  19. #19 por mala em 12 maio, 2009 - 10:50 pm

    pessoal a oi rouba muito do nosso bolso, isso é verdade, e se eu disse que tem uma maneira que agente pode roubar ela? isso mesmo uma maneira muito simples!!

    sou formado em telecomunicações, ligo do meu oi até pra china sem pagar 1 centavo, quer q seu oi ligue pro resto da vida? sem ser tarifado?

    vcs tão falando com a pessoa certa!
    cobro uma taxa de 50 reais, deixo seu oi ligando pra qualquer lugar do mundo!

    funciona assim vc me passa o ddd + numero do celular, dados cadastrais, cpf , endereço,
    dessa forma saberei que não será um trote,

    depois q receber os dados faço o serviço e deixo a pessoa ligar durante 2 dias pra qualquer lugar do mundo, a pessoa tem 2 dias uteis depois q fizer o teste no aparelho pra fazer o pagamento, mais caso a pessoa não faça o pagamento, o chip sera cancelado e o aparelho tbm, isso pelo o transtorno q passarei pra fazer isso…

    deixo lhe meu MSN: o serviço citado acima
    iranilson.abreu@hotmail.com

  20. #20 por meire mlo em 16 setembro, 2009 - 9:41 pm

    A Oi cobrou em minha conta do fixo ligações interurbanas que nunca fiz, numa linha que, inclusive, eu bloqueei para ligações móveis!
    Não paguei e reclamei, a resposta veio 20 dias depois:
    – A Oi verificou e chegou a conclusão que os interurbanos foram sim feitos de sua casa!
    Eu disse: – Não!
    Ela disse: – A Senhora é quem tem que descobrir quem da sua casa fez essas ligações!
    Eu disse que iria falar com meu advogado!
    Eles cortaram o telefone!
    Reclamei novamente; o outro atendente disse que vai mandar o técnico verificar se tem um “gato”!
    Enquanto isso a minha outra linha (sim, a idiota aqui comprou duas linhas deles!) que está paga em dia, também foi cortada! Motivo? Erros no cadastro! Pode?
    Nem a Anatel ajuda! O site deles não funciona!

    • #21 por Felipe Camejo kley em 30 setembro, 2009 - 3:43 pm

      Olá eu estou com o mesmo problema na VIVO em RS a minha conta deu 60 reais mais cara por ligações não atendidas que foram cobradas, cada uma foi 0,25 centavos e ainda tinha o tempo de 30s cada. o melhor foi que eu tinha feito uma ligação as 9:02:20 não atendida ai tentei novamente as 9:02:35 e mesmo assim dizia 30s nas duas que somando da 60s como pode né….

  21. #22 por Júlio Corradi em 7 janeiro, 2010 - 5:08 pm

    Eu percebi essa garfada na Net / Embratel, Fiz o teste e marquei a hora certinha, na conta seguinte estava lá cobrando. Liguei para o telefone fixo da empresa para testar, R$0,11 por uma ligação nao atendida. Liguei para o meu celular R$0,43.
    Bem isso não deixa dúvidas sobre o resto da conta?

  22. #23 por Diogo Rafael em 17 maio, 2010 - 2:31 pm

    Hoje ao verificar minha conta de oi fixo, percebi duas ligaçoes para um mesmo celular, que eu ate poderi ter ligado um dia. mas a primeira ligacao foi às 3:44:15 da manha e durou exatas 6h00min00seg. A segunda ligaçao começou exatamente às 9:44:14 e durou quase duas horas. Eu jamais acordaria de madrugada para uma fazer uma ligaçao dessas, ainda mais para um cliente que só me pediu a cotaçao de um equipamento na minha loja. Estou indo direto no procon. A primeira ligaçao passou dos R$300,00 e a segunda passou dos R$150,00. ABSURDO

  23. #24 por Cristiano Silva dos Santos em 1 agosto, 2010 - 5:46 pm

    Na fatura referente ao mês de Julho/2010 veio cobrando uma ligação para código 62 – GO, número 8140-5887, dia 09/07/2010, às 9:43:27. Tal ligação não foi feita, inclusive neste horário não havia ninguém em casa. É necessário revisão da cobrança.

  24. #25 por Joelson Jorge dos Santos em 25 janeiro, 2011 - 11:58 pm

    Com certeza, isso acontece muito mais no nordeste quê em outros lugares!

    Sou cliente da OI por aqui em minha cidade não ter uma operadora de Internet melhor, aqui tem muito VIA Radio… Que é uma porcaria comparado a OI, serviços são bons mais eles sempre cobram pelas minhas ligações que recebo a cobrar, mesmo sem ter atendido.
    Já entrei em contato e eles não faz nada, já mandei um email para a anatel e nada também, acho até que essa anatel já esta comprada pelas operadoras de telefonia movel!

    Velox eu até sou a favor já que aqui em Penedo-AL não tem outra operadora de Banda Larga!
    Cobram um absurdo como em toda a parte do Nordeste!

    Para isso melhorar não bastar esperar pelas autoridades que possam resolver, isso tem que ser todos nos por ser-mos clientes!

    Obrigado ao André L. Soares pela iniciativa e espero que alguma autoridade possa se manifestar.

  25. #26 por José em 16 dezembro, 2011 - 3:21 pm

    Meus amigos, não se iludam que é só com a Oi e trocar de operadora vai solucionar. Tenho o mesmo problema com o NetFone Embratel e venho brigando há meses. Nem abrindo denuncia na Anatel eu conseguir resolver. A Anatel, que deveria regular o setor, esta mancomunada com as Teles. Qualquer chamado que você abra na Anatel é ecaminhado para o reclamante responder. Ora, imagina você fazer um boletim de ocorrência que estão te roubando e a polícia passa a reclamação ao ladrão e o ladrão diz: não roubei não, este aqui eu comprei, e não apresenta a nota fiscal! Pois a analogia é a mesma, a Anatel passa a responsabilidade para as Teles responderem e nem sequer averigua se está de acordo. E com isso, bem, com isso vamos sendo dia-a-dia roubados em centavos. Mas não deixem estar! Eu farei como já venho fazendo há muito tempo em situações que me sinto lesado. Abro um processo no juizado especial de pequenas causas e deixo rolar. Este contra a Embratel e Oi não é primeiro e nem será o último. Vão atrás e seus direitos, o juizado especial é acessível e as causas adam rápido (bem… rápido neste caso se comparada a justiça regular!).
    Abraços.

  26. #27 por gomes em 26 dezembro, 2011 - 1:00 pm

    a oi esta cobrando de min 90 centavos por toda ligaçao nao compltada ouço a mençagem OI ESSTA LIGAÇAO É GRATUITA O TELEFONE PARA O QUAL VOÇE LIGOU NO MOMENTO ESTA INPOSSIBILITADO DE RECEBER LIGAÇAO TENTE MAIS TARDE

  27. #28 por fabio em 1 fevereiro, 2012 - 2:22 pm

    OI boa tarde, aí pessoal e verdade a oi está cobrando por ligações não atendidas, ja aconteceu comigo e está acontecendo d novo,afinal de contas nunca parou de acontecer se vcs repararem toda vez que vcs ligarem para um celular e de a mensagem de “desligado ou fora de area ” anotem o dia e horario e o tempo da ligação e vcs vão ver que na fatura vai ser cobrado, não só essa mensagem de deligado ou fora de area mais qualquer outra mensagem por exemplo: “sua ligação vai ser transferida para caixa postal apos o sinal sera cobrado”,eu desligo sempre antes do sinal mais a oi cobra essa ligação do mesmo jeito e o valor e de 0,47, isso e um roubo, e se vc ligar para a oi a mesma informa que a cobrança e gerada após 3 segundos de ligação; agora vai a pergunta porque esse erro só acontece com telefone fixo da oi se vc ligar de um celular pode ser da oi, claro ou tim e o outro e de a informação “que a ligação será transferida para a caixa postal,apos o sinal que vai ser gerado a cobrança” e vc desligar antes vc vai verificar que não não será cobrado nada dos seus creditos,então isso não e um erro eles fazem de proposito, pois sabe que muita gente não vai perceber e nem perder tempo ligando..

  28. #29 por gold price em 24 dezembro, 2012 - 8:03 am

    Uma coisa é certa: já passou da hora das operadoras mudarem o modelo de negócio dos pacotes pré-pagos. Hoje em dia já existe uma considerável parcela da população que usa mais internet móvel do que telefonia. Muitos preferem o pré-pago por não precisar se amarrar a um plano de voz, mas ainda sofrem com a qualidade de conexão.

  29. #30 por Andrei em 2 outubro, 2013 - 10:28 am

    cobrou de mim tambem, coloquei credito no celular, liguei para um amigo, ele nao atendeu e eu desliguei, em seguida veio a mensagem que eu tinha consumido dos meus creditos, como se ele nao atendeu e eu desliguei, vou jogar este CHIP NO LIXO, empresinha porcaria

  30. #31 por elizabeth em 26 setembro, 2014 - 7:44 am

    A Oi continua cobrando pelas ligações não atendidas em telefone fixos.
    Meus pais são idosos e para não incomodá-los ,ao chegar na minha casa ligo pra eles , dou um toque e desligo.Pois, essas ligações são cobradas na minha conta. A informação que obtive é que eles cobram depois de 30″. Absurdo, já que, um toque não leva esse tempo e cobrar por serviço não realizado é ilegal. Vou procurar o Procon.

  31. #32 por Daniele em 15 outubro, 2015 - 9:15 pm

    Oi. aconteceu o mesmo comigo, só que com telefonia fixa.
    Nos ligaram avisando que estouramos a cota, que passaram de
    20 HORAS, ISSO 20 HORAS de ligação, sendo que normalmente isso não acontece, disseram que foram mais de 120 ligações, então cada ligação teria que ter 10 minutos!!!!

  32. #33 por nadir pedrina moreira em 12 junho, 2016 - 7:59 pm

    a a vivo está cobrando 1,21 por toque,cambada de ladrões.por isso fui assaltada e não fiz boletim,achei o ladrão mais honesto.nadir

  33. #34 por Leonardo em 1 setembro, 2016 - 10:08 am

    tenho um sobrinho que dá toque do meu celular do telefone fixo de casa pra eu retornar, e verifiquei também diversas ligações contabilizando sempre 0h00m30s de ligações, ligações essas que eu não atendi, tarifando um valor de 0,61 centavos por ligação não atendida… pelo visto isso é uma pratica frequente das operadoras pra ganhar dinheiro de seus clientes. imagina o tanto de clientes que devem ser lesados e o tanto que eles ganham desonestamente. Minha operadora é a NET!!

Deixe uma resposta

