SORRIA – SEUS MICOS ESTÃO SENDO FILMADOS

– André L. Soares – 17.10.2009 –
.
No final dos anos 80, um grande amigo meu, enlouquecido por encontrar a namorada aos beijos com outro rapaz, subiu em uma mesa do ‘Beirute’ – que é, talvez, o bar mais conhecido de Brasília – e gritou, a plenos pulmões, que a amava e que ia encher ‘aquele cara’ de porrada. Para evitar o pior, muitos interviram, não sem antes que meu amigo derrubasse várias mesas e cadeiras, proferindo palavrões até então desconhecidos pela maioria dos presentes.
.
Passado o momento – e arrefecida a paixão –, sempre que lembrávamos esse fato, meu amigo negava. Dizia que era mentira com tal veemência, que, após alguns anos, eu mesmo passei a duvidar que aquilo tivesse acontecido.
.
Isso porque, antes era mais fácil ‘pagar mico’, já que os efeitos do vexame tinham menor durabilidade e alcance. Bastava, depois de algum tempo, mentir descaradamente, negando o ocorrido. Era a palavra de um contra a palavra do outro. Quem tivesse maior respaldo entre os ouvintes seria o ‘dono-da-verdade’. Hoje, porém, a coisa é diferente.

Agora o mundo está repleto de câmeras digitais, cada vez mais potentes, mais nítidas, mais modernas, mais baratas, com maior capacidade de armazenagem, gravando imagens e sons e, em alguns casos, transmitindo tudo – via ‘bluetooth’ – imediatamente para sites como o YouTube; onde, após exposto, o vídeo – ou a foto – estará acessível a milhões de pessoas. O episódio do ‘chip do Pedro’ deixou isso bem claro.
.
Nunca foi tão difícil esconder fatos corriqueiros. Nunca a privacidade esteve tão ameaçada. Nunca as pessoas foram tão pouco confiáveis. Hoje, qualquer moleque, dotado de um celular com câmera, faz coisas que os ‘arapongas’ do SNI jamais imaginaram fazer, ao longo da ditadura militar.
.
Na eleição de Barack Obama, o mundo conheceu fatos curiosos da intimidade do presidente, que foi flagrado, por exemplo, calçando sapato furado. O sapato velho do presidente não tem relevância. O problema é pensarmos que foi alguém, ‘de confiança’ – parentes, funcionários antigos, amigos íntimos – que repassou a foto, contrariando todo o trabalho de marketing pessoal.
.
E se o homem mais poderoso do mundo não escapa a essa exposição; imagine o que não farão conosco esses invasores de privacidade. Agora é preciso pensar duas vezes antes de palitar o dente. E você, adolescente masturbador, cuidado: talvez seu irmão o esteja filmando, no escuro do banheiro.
.
Muitos, buscando ter o vídeo mais acessado do dia, vão expor os entes mais queridos, sem pestanejar. E se isso tem um lado positivo, que é o de intimidar e, quem sabe até minimizar ações criminosas de menor porte; por outro lado, o próprio uso indevido dessas imagens – gravadas e expostas publicamente, em sua maioria, sem o consentimento dos envolvidos – já se constitui crime.
.
Somando-se a isso os recursos do GPS e as prováveis evoluções de sistemas como o Google Earth, pode-se afirmar, sem chance de erro, que a privacidade está com os dias contados.
.
.

.

Leia também:

Alma de Poesia /Gritos Verticais /Natureza Poética /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos

About these ads

, , , , , , , , , , , ,

  1. #1 por Sandra Franzoso em 17 outubro, 2009 - 4:39 pm

    De fato, André, sua crônica toca num assunto complicado. A inovação trouxe muitas vantagens e desvantagens.
    Daqui pra frente todo cuidado é pouco.
    Essa prática tem como objetivo trazer melhorias à sociedade, entretanto, pessoas sem noção se aproveitam disso, como consta em seu texto. Já não é mais confiável usar o trocador de uma loja para experimentar as roupas. Sob o risco de ir parar na Internet.
    Eu, particularmente, acho lamentável saber que a privacidade está se deteriorando dessa forma.
    Excelente post. Abraços!

  2. #2 por Luísa em 17 outubro, 2009 - 4:40 pm

    É a nossa privacidade posta em causa. O pior é que pode ser por quem menos esperamos! :)

    São os nossos pequenos ‘pecados’ e desesperos a encantarem o mundo. Triste destino que, por vezes, damos a excelentes inventos.

    Abraços
    Luísa

  3. #3 por Victor S. Gomez em 17 outubro, 2009 - 4:56 pm

    É preciso estar bem atento hoje em dia, agora todo mundo possui uma câmera. Cuidado para não pagar um mico e estar sendo filmado. abraços

  4. #4 por Ro Morena em 17 outubro, 2009 - 7:08 pm

    Depois que qualquer “porcaria” vira um gordo processo de indenização, a câmera digital é a maior ferramenta pra se ganhar um din din….ou pior que isso, lembra-se do caso “Dá meu chipe Pedro”….a câmera registrou um baita mico que fez muita gente se divertir muito….e o Pedro acabou ficando famoso!!!!!
    beijos
    Ro

  5. #5 por Geraldo em 17 outubro, 2009 - 7:19 pm

    Agora não tem mais jeito, tudo está devidamente documentado, filmado e relatado em várias mídias, temos que tomar cuidado, sempre vai ter alguém que não vai mais nos deixar mentir.

    Belo texto

    Abraço

  6. #6 por isma em 17 outubro, 2009 - 7:46 pm

    muito dez esta postagem,então é so sorrir,bjo

  7. #7 por edilene em 17 outubro, 2009 - 8:48 pm

    post de conteudo
    muito informativo
    parabens

  8. #8 por drezinho7 em 17 outubro, 2009 - 11:37 pm

    É verdade, hoje em dia não dá pra dar mole não, se sair fora da linha, cuidado, pode existir alguma câmera, algum celular que pode estar registrando o fato vergonhoso e ai já viu né.
    Ótimo post.
    Abraço.

  9. #9 por falbo em 18 outubro, 2009 - 12:48 am

    Meu querido amigo Andre a privacidade, ja não é mais reguardada como antes, a nasa por exemplo tem como flagrar pessoas andando na rua, o cctv aqui no brasil vem ganhando um campo de grandeza, bom mais oque importa e que entre micos ,, é uma boa forma de mostrar oque pessoas são capaz , ainda mais quando se encontra fora de si .. rsrsrs amigo paz e graça!!!

  10. #10 por Iúri em 18 outubro, 2009 - 1:16 am

    Sem dúvida um texto muito verdadeiro. Eu costumo dizer: se você não quer que algo vá para a net, não tire foto e nem filme.

    O grande problema é que muitas vezes as “pessoas de confiança” é que acabam divulgando tal conteúdo. Como muitas coisas que acontecem, falta mesmo é bom senso: de quem tira as fotos ou filma, e de quem faz o ato registrado em si.

    Abraços.

  11. #11 por Claudine Ribeiro em 18 outubro, 2009 - 10:19 pm

    Este assunto é delicado, realmente hoje não se tem mais privacidade, se és uma pessoa pública então nem se fala, mas apesar disto eu adoro a tecnologia, pois sem ela não estaria aqui escrevendo esta resposta. Já pensou se em 1980 já houvesse essas máquinas fotográficas com vídeo, com certeza seu amigo não iria mentir, claro que não estou dizendo que você iria colocar na nete, mas só para ver se este amigo iria falar a verdade. Sabe, o verdadeiro amigo não mente para outro.
    Um abraço.

  12. #12 por Thiago Blauth Ferreira em 19 outubro, 2009 - 3:58 pm

    Concordo plenamente, nós tivemos um caso aqui na empresa de uma concorrente copiar todo o script do vídeo institucional da empresa que apresentava nossos serviços, o vídeo estava no youtube, que bom para nós que depois de 15 minutos até me surpreendi com a velocidade o youtube analisou a denuncia e exclui o vídeo do sistema!

    Paz no coração e Luz na razão.

  13. #13 por Cris em 19 outubro, 2009 - 5:46 pm

    André,

    Lamentável que a tecnologia, que deveria nos ajudar sendo para isso nossa aliada, esta sendo usada contra nós.

    Somos monitorados em elevadores e em toda sorte de espaços públicos. Se levarmos em consideração que o uso desse expediente pode inibir a marginalidade, vale a pena despirmo-nos. Mas não me parece que seja muito eficiente para esse fim.

    Beijocas

  14. #14 por Aguinaldo em 20 outubro, 2009 - 6:38 pm

    De babacas e espíritos-de-porco o mundo sempre esteve bem servido. Infelizmente as novas tecnologia realizam os desejos mais abjetos destas criaturas sub-humanas.

  15. #15 por Dicadedica em 23 março, 2010 - 12:46 pm

    Olá, coloque este botão de postagem aleatória no seu blog e faça seus leitores ficarem por mais tempo.

    http://dicadedica.blogspot.com/2010/03/botao-postagem-aleatoria-e-flutuante.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: